Carnaval de BH como diferencial competitivo

2 de fevereiro de 2016 - 2 minutes read

Belo Horizonte, que já se consolida como uma cidade de turismo de negócios e eventos, tem investido bastante nos atrativos culturais nos últimos anos. Tal fator vem diversificando a sua oferta turística, o que contribui para o fomento da cadeia produtiva do setor.
O Carnaval belo-horizontino é um exemplo de tal diversificação. O feriado, que já foi considerado fraco para a movimentação turística da cidade, atualmente atraí foliões de diversas partes do país. Em 2015, 1,5 milhão de pessoas participaram das programações nos dias de folia, de acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).
Segundo a pesquisa de mensuração dos resultados do Carnaval 2015 para o comércio varejista de BH, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, 34,2% dos empresários classificaram o período como positivo para o setor, um aumento de 12,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
A expectativa para 2016 é de crescimento, principalmente nos blocos de rua, maiores atrações do período, que anunciam cerca de 260 desfiles para os dias de folia. Para este ano, houve mudanças também na organização do evento (que agora é composto por 19 órgãos públicos municipais) e na implantação de ações como a campanha “BH tem muito mais”, que visa despertar nos turistas e moradores o desejo de revisitação para desfrutar o intenso cardápio de atividades culturais e turísticas da cidade.